quarta-feira, outubro 11, 2006

ATA 04 Solicitação de Parceria Nov, 2003

ATA DA 4ª ASSEMBLÉIA DO CONSELHO MUNICIPAL DE TURISMO DO MUNICÍPIO DE URUÇUCA - COMTUR

Aos oito dias do mês de novembro de dois mil e três, às 9:00 horas nas Instalações da Central de Informações Turísticas e Ambientais, Vila de Serra Grande Uruçuca-Bahia. Reuni-se em convocação ordinária, o Conselho Municipal de Turismo, com objetivo de discutir assuntos abaixo relacionados:
Abriu a sessão o Sr Sinval, justificou a não ocorrência na data prevista da última reunião. Motivo: viagem do Sr Roberto Mendonça, semana do Fazendeiro e teste de seleção. A signatária falou que o conselho ainda que provisório é composto por 17 membros e que EMARC-UR representado por Sr Everaldo (titular) e Sr Sergio (suplente) e o Instituto de Ecoturismo da Costa do Cacau representado pelo Sr Roberto Mendonça faz um total de apenas duas cadeiras e que em hipótese nenhuma impossibilita cancelamento de reunião.Em prosseguimento discutiu-se uma pauta de reivindicação da signatária para um trabalho conjunto entre comunidade, empresários e poder público Municipal, a Saber:
1. Treinamento: (direcionada aos equipamentos) curso de cozinheira, garçom e camareira. Sr Sinval falou que no presente momento o curso de garçom e de camareira não seria possível realizar, motivo: convênio não disponível para realização e quanto ao curso de cozinheira manteve contato com Sr Haroldo (Instrutor) e que este poderia ser realizado com apoio, já que PMU não dispõe de recursos. E muitos dos outros assuntos necessitavam além do apoio financeiro uma comissão para dividir tarefas. A signatária falou que poderia tentar coordenar e agilizar este curso e tentaria patrocínio para tal.
2. Acessos/iluminação: melhoria das vias principalmente da entrada da vila Sargi até cabana do Rubão, cabana do Edmundo e mirante.
Sr Sinval relatou as dificuldades financeiras e a possibilidade de enviar máquinas para manutenção das vias de acesso e que os custos com óleo e outros seriam mantidos por parceria. Srta Jeilly falou da carência da iluminação das vias públicas tanto da Vila do Sargi como a Vila Alta, do ponto de vista da segurança e entretenimentos. A signatária falou que é imprescindível a solicitação ao DERBA e COELBA para mudança do poste da entrada (Vila Sargi), e DERBA orientação das sinalizações das entradas (Vila Sargi/Edmundo).
3. Urbanização: entrada da vila Sargi/pé de serra e vias da vila praiana
Sr Sinval falou que a urbanização das entradas (Sargi e Edmundo) ficará a cargo da PMU e já foi visitado pelo profissional da área e dará apoio para execução, necessita apenas do apoio financeiros e sugestões.
4. Sinalização: solicitação ao DERBA para sinalizar a estrada e as entradas da vila Sargi e Pé de Serra
5. Segurança: solicitação dos serviços da polícia civil e 2º Comando da Polícia Militar (efetivos e viatura) durante o verão 2004
6. Telefones públicos: solicitação a telemar para implantar orelhões em alguns pontos da vila praiana. Sr Sinval falou que todos estes procedimentos serão encaminhados e estava esperando apenas esta reunião para apresentação da pauta a todos os conselheiros e os devidos encaminhamentos. E que alguns momentos seriam solicitados ajuda para formação de comissão e execução. Na próxima semana seriam feitos todas as solicitações: DERBA, COELBA, 2° COMANDO DA POLÍCIA MILITAR, 10 ORELHOES A TELEMAR.
7. Portal de entrada da vila Sargi conforme projeto/orçamento e possibilidade de exposição de todas as placas dos equipamentos da vila Charge com objetivo de disciplinar entrada de ônibus.
A signatária mostrou orçamento e projeto dum portal na entrada da Vila Sargi e falou que o custo de implantação diz respeito à comunidade local que será mobilizada quanto a sua finalidade e importância no sentido de formação de fundo para custear as melhorias, necessitado apenas da PMU do apoio para execução do projeto.
8. Abrigo de ônibus: apresentação de projeto/orçamento e proposta de confecção do primeiro abrigo pela AHESG. Projeto a ser apreciado também pelo conselho municipal de turismo com objetivo de padronização. A signatária mostrou e orçamento do projeto do abrigo de ônibus e que foi apreciado e aprovado pela Associação de Hoteleiros e Empresários de Serra Grande (AHESG), e como ficou acordado passaria pelo Conselho para aprovação, já que este seria o primeiro e serviria de padrão para os demais. A idéia seria colocar o nome do patrocinador e vender para empresas compromissados com a apresentação e desenvolvimento de Serra Grande. Sr Pablo sugeriu uma inclinação do telhado e que manteria contado com o carpinteiro. Sr Afrânio falou que ficaria feliz se o próximo fosse no Km 35 e ficou acertado que todos poderiam vender o projeto em nome do Conselho seguindo as especificações.
9. Salvas-vida – em locais de maior fluxo com cadeira mirante, luneta, equipamento de mergulho.
Sr Sinval falou da dificuldade de controle/alimentação dos salvas-vidas, solicitou apoio. Sr Maurício prontificou a colaborar com sugestão de valorização do trabalho dos salvas-vidas, ou seja, uma certificação no sentido de reconhecimento e melhoria da alta estima. Sr Jeilly falou que existem três pontos de grande fluxo de pessoas nas praias: Cabana do Rubão, entre SARGIMAR e SERRAZUL e Cabana de Edmundo, definindo desta forma a quantidade de salvas vidas, cadeiras mirantes e equipamentos.
10. Programação esportiva/cultural
Sr Sinval falou sobre as ativadas já relacionadas e necessitava de formação de uma comissão para execução e apoio durante o período de realização, falou de talentos de pessoas da sede para montar campeonatos e atividades esportivas. Ficou firmado o apoio de Afrânio. Quanto à vila seria incentivado som ao vivo (voz, violão, teclado, etc) na praça com possibilidade de confecção de um palco para incentivar a parte gastronômica.
11.Outros assuntos: Sr Sinval falou sobre o ocorrido da última reunião da APA em Serra Grande e da sua mágoa quanto à denúncia de desvio de verba, levantado por Sr Rui Rocha em assuntos onde à responsabilidade é do administrador da Serra. Sr Everaldo/Jeilly/Maurício defenderam dizendo que a colocação do Sr Rui Rocha se referiam ao fato da não conclusão da canalização de água, e este assunto toda a comunidade está falando, além da falta do serviço e à má administração do dinheiro público, portanto, solicita ao referido, retratação da denuncia do desvio de verba, baseado em quê? A signatária falou que não entraria no mérito das palavras, mas fica feliz com o fato da comunidade estar atenta, o que significa prática da cidadania, ou seja, um povo que sabe definir os seus destinos. Citou como alerta o fato da TELEMAR instalar telefones dentro do mesmo município não sendo ligação local. Fato este, acontecendo em Ilhéus e que acha que isto ocorre com aquiescência do poder municipal. Esta alerta servirá quando da implantação da telefonia fixa num futuro na Vila Praiana. Falou também da possibilidade de esforço conjunto para funcionamento da Central de Informações Turísticas e Ambientais e que em palestra na semana do fazendeiro o Dr Reinaldo Dantas falou importância da prefeitura para execução das verbas do PRODETUR II. Srta Jeilly disse que a verba do Centro está aprovada e a quaisquer momentos as pendências seriam resolvidas. Sr Sinval falou que não entende porque órgãos ambientais têm facilidade de aprovação de projetos enquanto que pro plano diretor a CAR respondeu da sua insuficiência de fundos, contrariando a urgência do Dr Reinaldo Dantas. Falou também que o mirante é paisagem padrão de Serra Grande e que placas e outdoors deveriam antes de ser colocadas pedir autorização ao DERBA e a este Conselho. Esta sugestão foi aclamada por todos. Ficou acordado que Sr Roberto Mendonça faria solicitação/convite de uma autoridade para explanação e esclarecimentos quantos ao PRODETUR II. Maurício convida a todos para assistirem à explanação dos trabalhos desenvolvidos em Serra Grande no dia 12/12/2003 às 13:00 horas na Biblioteca de Serra Grande Praça Pedro Gomes. A signatária falou da ausência de algumas entidades e se as mesmas estão devidamente documentadas para facilitar os trabalhos de aprovação na Câmara de Vereadores e sanção do prefeito. Sr Everaldo Souza falou que todos as solicitações serão reforçadas pela câmara de vereadores e que está agilizando o processo de formação do Conselho e espera concluir até 15.12.2003 prazo final anterior ao recesso.
Registra-se a presença das seguintes entidades conselheiras:
Secretaria de Turismo, Câmara de Vereadores, AHESG, EMARC, Dendê da Serra, AWJELA, Floresta Viva (titular e suplente) (7).
E a presença de Maria de Lurdes Barreto (educadora).
Registra-se a ausência sem justificativa dos seguintes entidades conselheiras:
Secretaria de Saúde, Adm da Serra, UESC, Secretaria de Educação, IBAMA, Ass Com e Turismo, Ass Peq Produtores, Instituições Religiosas e Ass de artesanato, IECC (10).
A próxima reunião será dia 5.12.2003 às 9:00 horas na Biblioteca Municipal na Praça Pedro Gomes.
E como nada mais havendo a tratar eu Rita de Cássia Oliveira Lavinsky secretária “ad hoc”, lavrei a presente ata que após lida e aprovada vai assinada por todos como prova da vontade livre de cada um.

Serra Grande, 8 de novembro de 2003.

Nome Entidade Assinatura
1. Afrânio Silva Almeida Esporte e lazer
2. Everaldo Argolo EMARC-UR
3. Everaldo Souza Santos C. Vereadores
4. Jeilly V. Ribeiro. Floresta Viva
5. Maria de Lurdes Barreto professora
6. Maurício Guedes Floresta Viva
7. Pablo Sosa APDS-
8. Rita de Cássia Lavinsky AHESG
9. Sinval Ramos STMA